Dicas de gestão financeira

Como uma vida financeira saudável pode fortalecer sua saúde mental

Postado em 06/09/2023 às 08:24 por Itapeva Recuperação de Créditos.

O Setembro Amarelo nos lembra da importância de cuidar da nossa saúde mental e é muito importante entender que diversos aspectos da nossa vida estão interligados, incluindo nossa saúde financeira. 


Por isso, a equipe Itapeva preparou esse artigo para que você saiba por que cultivar uma vida financeira saudável pode ter efeitos positivos na sua saúde mental!


Relação entre dinheiro e saúde mental


A ansiedade relacionada a dívidas, contas a pagar e incertezas sobre o futuro financeiro pode levar a uma sobrecarga emocional, intensificando os sentimentos de ansiedade e depressão. 


Manter um planejamento adequado, além de trazer benefícios práticos e materiais, também pode trazer tranquilidade, bem-estar e clareza, junto a outros benefícios, entre eles:


  • Redução do estresse

Ter um orçamento bem planejado e estar no controle das suas finanças diminui as chances de preocupação constante, aliviando o estresse diário.


  • Maior senso de segurança

Ter uma reserva de emergência e dinheiro direcionado para situações inesperadas traz uma sensação de segurança que diminui a ansiedade associada a imprevistos financeiros.


  • Autoestima e confiança

Conquistar metas financeiras, como pagar dívidas ou economizar para objetivos, pode melhorar a sua autoestima e confiança.


  • Relações mais saudáveis

Problemas financeiros podem impactar relacionamentos. Uma gestão financeira responsável contribui para relações mais saudáveis, evitando conflitos causados por problemas emocionais.


Uma vida financeira saudável permite que você dedique mais tempo e energia à sua saúde mental, participando de atividades de lazer e investindo tempo no seu autocuidado.


Por isso, nesse setembro amarelo, não subestime o impacto que uma vida financeira saudável pode ter em sua saúde mental.


Priorizar suas finanças e adotar práticas inteligentes de gestão pode não apenas aliviar o estresse financeiro, mas também contribuir significativamente para uma mente mais tranquila e positiva. 


Lembre-se de que cuidar da sua saúde mental é um processo contínuo, investir em sua saúde financeira é um passo fundamental nessa jornada e negociar faz parte desse processo! A Itapeva oferece as melhores condições para que você quite a sua dívida com desconto e parcelamento que cabe no seu bolso!


Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: