Dicas de gestão financeira

Dívida, Inadimplência e Negativação: Entenda a diferença entre as 3!

Postado em 23/08/2023 às 09:45 por Itapeva Recuperação de Créditos.

Termos como dívida, inadimplência e negativação são comuns, mas nem todos entendem suas diferenças e consequências. Cada um deles tem um significado específico e impactos diferentes para as finanças pessoais. 


Para que você não tenha mais dúvidas, a Itapeva preparou esse conteúdo artigo com tudo que você precisa saber!


O que é Dívida?


A dívida é um compromisso financeiro em que uma pessoa ou empresa adquire dinheiro, bens ou serviços em troca de um pagamento futuro. Elas estão presentes na vida de todos e podem ser adquiridas por meio de despesas cotidianas, como contas de luz, água, telefone, aluguel e condomínio, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.


Quando você assume uma dívida, você se torna responsável por pagar o valor acordado dentro do prazo estabelecido e geralmente com juros. É importante ter cuidado com as dívidas e garantir que elas sejam gerenciadas de forma responsável.


O que é Inadimplência?


A inadimplência ocorre quando a dívida não é quitada dentro do prazo estabelecido no contrato ou acordo, ou seja, se você deixa de pagar suas obrigações financeiras no tempo determinado, você se torna inadimplente.


Ela pode ser causada por diversos motivos, como falta de planejamento financeiro, dificuldades temporárias em gerir as finanças, perda de emprego, imprevistos médicos ou outros eventos que comprometem a capacidade de pagamento das dívidas.


Quando você se torna inadimplente, pode estar sujeito a cobranças de juros, multas e outras penalidades, além de ter sua reputação financeira prejudicada.


O que é Negativação?


Negativação é um processo onde existe o registro da inadimplência de um devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Essa é uma forma de alertar outras empresas e instituições sobre a inadimplência do indivíduo, servindo como uma referência para análise de risco em novas concessões de crédito, financiamentos ou compras a prazo.


Dívida, inadimplência e negativação são termos diferentes, mas interligados no cenário financeiro. Enquanto a dívida é o compromisso financeiro adquirido mediante um acordo de pagamento futuro, a inadimplência ocorre quando uma pessoa ou empresa não cumpre com o pagamento da dívida dentro do prazo estabelecido e a negativação é a consequência da inadimplência, quando o nome do devedor é registrado nos órgãos de proteção ao crédito.


O planejamento financeiro, a organização dos gastos e o controle das finanças são fundamentais para evitar situações de inadimplência e garantir a saúde financeira a longo prazo. 


Lembrando sempre que, em todos os casos, a negociação é sempre a melhor saída e a Itapeva tem as melhores condições para que você quite a sua dívida!


Negocie agora!

Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: