Dicas de gestão financeira

Excessos com o cartão de crédito e pensamento de curto prazo

Postado em 04/10/2019 às 04:46 por Itapeva Recuperação de Créditos.

Chegamos ao último vídeo desta série sobre os 8 erros despercebidos do cotidiano financeiro que fazem toda a diferença. Vamos começar com um dos mais cometidos pelos brasileiros:

7. Excessos com o cartão de crédito

A fatura vem depois, não é mesmo? A satisfação pela compra é agora!
Esse é um dos principais erros cometidos pelos consumidores. Satisfazer-se agora com algo que só será pago no futuro, isso se o seu planejamento tiver sido feito da forma correta.

Tenha cuidado!

A soma das compras com cartão de crédito e parceladas em muitas vezes poderá tomar uma proporção que você não espera e exceder o seu orçamento mensal. Se isso acontecer é bem provável que você entrará em novas dívidas e comprometer grande parte do seu orçamento com juros! O que você sabe que não é nada legal... 
Comprar parcelado é para quem tem um planejamento muito bem feito e detalhado. Se não for seu caso, prefira sempre compras à vista.

8. Pensamento de curto prazo

Assim como os gastos com cartão de crédito, onde a satisfação vem agora e a conta depois, o pensamento de curto prazo te traz uma satisfação momentânea, mas não permite com que você crie metas e objetivos para sua vida.

Quer um exemplo? Imagine que você pode morar em uma casa bacana pagando 2 mil reais de aluguel hoje. 
Agora imagine que você pode morar de aluguel em uma casa menor, gastando 1 mil reais e com os outros 1 mil reais que sobrar, investir para dar de entrada em uma casa própria maior no futuro?

Aí está um caso prático de pensamento de curto prazo que pode impedir você de realizar sonhos. Pense sempre no futuro e planeje-se para isso.
E assim terminamos mais uma série de vídeos da Itapeva. Esperamos que tenha aproveitado para refletir sobre algumas mudanças hoje que poderão te ajudar no futuro.
Nos vemos na próxima semana como uma nova série.

Até lá!

Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: