Dicas de gestão financeira

O que é IPCA?

Postado em 02/12/2019 às 06:14 por Itapeva Recuperação de Créditos.

Você já parou pra pensar o que faz os preços dos produtos aumentarem ou diminuírem?
Se você ainda não conhece ou não entende o IPCA, aprenda agora com a Itapeva!

Existem diversos índices que mostram o consumo da população e influenciam diretamente nos preços dos produtos. É a famosa inflação e o principal deles é o IPCA.

O IPCA nada mais é do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é o indicador oficial de inflação do Brasil e fornecido pelo IBGE.

O cálculo é feito da seguinte forma: pesquisas são feitas mensalmente com famílias das principais regiões metropolitanas com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.
Elas colhem dados sobre o que as famílias consomem e onde compram, dando um peso diferente para cada item. Por exemplo, se o arroz é mais consumido do que o macarrão, o peso dele na pesquisa será maior. Com os itens catalogados, é feita a cesta de produtos, que é o conjunto dos bens de consumo mais importantes para a população

Depois, os preços desses itens são verificados nos comércios e os dados do índice começam a ser calculados e então a inflação é calculada a partir dos dados do IPCA por meio da variação de preços de um período pesquisado para o outro.

Mas os índices de inflação não atingem todos da mesma forma, isso porque se você tem carro, será mais afetado pela alta da gasolina, já quem não possui veículo não será afetado por essa taxa

Agora ficou mais fácil entender as mudanças de preços quando vai ao supermercado, não é?!

No próximo vídeo você vai entender o que são as siglas CDB e CDI.

Te esperamos na semana que vem!

Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: