Dicas de gestão financeira

Parcelado ou à vista? Qual é a melhor opção para a sua saúde financeira?

Postado em 09/08/2023 às 11:06 por Itapeva Recuperação de Créditos.

Todos os dias precisamos tomar pequenas decisões financeiras, e uma das mais comuns é escolher entre fazer compras parceladas ou à vista.


Essa escolha aparentemente simples pode ter um grande impacto na sua saúde financeira, por isso, a equipe Itapeva preparou este artigo para tirar suas dúvidas e te ajudar a evitar armadilhas financeiras.


Compras à Vista


  • Prós:


Descontos: Muitos lugares oferecem incentivos financeiros para compras à vista, como descontos especiais, o que pode resultar em economia significativa.


Controle financeiro: Ao optar pelo pagamento à vista, você evita o acúmulo de dívidas e tem uma visão clara do impacto imediato da despesa no seu orçamento.


Redução de gastos futuros: Ao evitar o parcelamento, você evita comprometer parte do seu orçamento com parcelas futuras, permitindo que esses recursos sejam utilizados para outras finalidades.


Facilidade nas negociações: Em algumas situações, ao pagar à vista, você tem maior poder de negociação, podendo conseguir melhores condições de compra ou serviços adicionais.


  • Contras:


Desfalque no orçamento: O pagamento à vista pode exigir uma reserva maior de dinheiro, o que pode desfalcar seu orçamento em curto prazo.


Perda de oportunidades: Em alguns casos, pagar à vista pode levar a uma perda de oportunidades de investimento, às vezes, com a quantia aplicada, você pode ganhar mais rendimentos, mesmo que pagando parcelas.



Compras Parceladas:


  • Prós:


Facilidade de aquisição: O parcelamento permite a aquisição de bens e serviços imediatamente, mesmo sem ter o valor total disponível, facilitando a realização de compras mais substanciais.


Pagamento diluído: Ao dividir o valor em parcelas, a despesa se dilui no tempo, o que pode ajudar a manter o equilíbrio do orçamento mensal.


Flexibilidade financeira: O parcelamento pode fornecer uma margem maior de manobra financeira para lidar com imprevistos e emergências, mantendo parte do dinheiro disponível.


  • Contras:


Juros e taxas: Em muitos casos, as compras parceladas estão associadas a juros e taxas de financiamento, aumentando o custo total da compra.


Comprometimento futuro: Parcelas futuras podem afetar seu orçamento nos próximos meses, reduzindo a flexibilidade financeira para outros gastos ou investimentos.


Compras por impulso: A facilidade do parcelamento pode incentivar compras impulsivas, levando a um endividamento desnecessário e comprometendo a sua saúde financeira.


Ao escolher entre compras à vista ou parceladas, é importante considerar os prós e contras de cada opção. Planeje suas compras com cuidado, evitando dívidas excessivas e comprometendo apenas uma parcela do seu orçamento.


Avalie as suas necessidades e recursos financeiros e tome decisões alinhadas aos seus objetivos para garantir que sua saúde financeira fique em dia!


Gostou do conteúdo?
Compartilhe com aquela pessoa que também precisa saber das nossas dicas!

Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: