Dicas de gestão financeira

Pix é seguro?

Postado em 28/05/2021 às 12:43 por Itapeva Recuperação de Créditos.

O Pix chegou e revolucionou o mercado financeiro. Mas será que ele é realmente seguro? Confira agora com a Itapeva!


Você provavelmente já sabe o que é o Pix, o novo meio de pagamento eletrônico do Brasil lançado no final do ano passado.
Bom, como toda novidade tecnológica, o Pix também gerou desconfiança de muitas pessoas que ainda não usam por terem medo de cair em golpes, receio de usar os dados online. Inclusive muitas dessas pessoas não usam nem internet banking nem aplicativos de banco, elas ainda preferem o modo tradicional e presencial.


E para acabar com as dúvidas e o medo de usar a novidade, vamos lá: o Pix permite fazer transferências, pagamentos e cobranças instantâneas, vinte e quatro horas por dia, todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.
Tudo isso apenas com um smartphone, internet e sem pagar nada.
Você só precisa criar uma chave utilizando algum dado, que pode ser criada com o seu cpf, e-mail, número de celular ou um código aleatório.
Isso facilita e muito as transações porque você não precisa mais copiar um monte de números para transferir dinheiro para o seu amigo, por exemplo.
Mas... e quanto a segurança dessas operações bancárias? O Pix é seguro? Posso confiar?


Sim, o Pix é seguro e você pode confiar!


Isso porque ele possui os mesmos protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional que usamos hoje, ou seja, ele é tão seguro quanto fazer TEDs ou DOCs.
Um outro fator que gera desconfiança é: como o pix consegue ser tão rápido?
As transferências por pix são realizadas através de um Sistema de Pagamento Instantâneo, que é uma tecnologia que possibilita as transferências em tempo real e que é supervisionada pelo Banco Central.
Cada pix tem de seis a 10 segundos para ser transferido, tempo imposto também pelo Banco Central para as transferências entre as instituições financeiras.


Então, como você usa o Pix dentro do aplicativo do seu banco, você está assegurado pelas camadas de segurança dele, que são a criptografia e autentificação dos dados, além das senhas, tokens e outros protocolos de cada instituição. 
Pode relaxar e aproveitar as facilidades do Pix porque a segurança das suas operações por ele é responsabilidade do seu banco!

Até o próximo vídeo!

Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: