Dicas de gestão financeira

Você já sabe o que vai fazer com a sua restituição do IR?

Postado em 26/07/2023 às 10:32 por Itapeva Recuperação de Créditos.

A declaração do Imposto de Renda é feita anualmente e nela, o contribuinte informa seus rendimentos, despesas, deduções e outras informações relevantes para que, caso exista um valor excedente de impostos pagos, ele seja devolvido.


Caso você seja uma dessas pessoas que pagaram valores a mais em forma de imposto, você certamente já recebeu ou está esperando receber um valor em sua conta: a restituição do Imposto de Renda.


Essa é sempre uma notícia bem-vinda, já que significa uma oportunidade para receber uma renda extra, e, por isso, nós da Itapeva separamos algumas dicas para que você aproveite a sua da melhor forma.


Coloque um fim nas suas dívidas:

Priorize os débitos que possuam as maiores taxas de juros, como cartão de crédito ou empréstimos pessoais. Resolver essas obrigações te trará alívio financeiro para que você direcione seus recursos para outras metas.


Faça reserva de emergência:

Utilize parte da restituição para criar ou fortalecer esse fundo de segurança financeira: Uma quantia em torno de 3 a 6 meses de despesas básicas em uma conta de fácil acesso, assim, você tem tranquilidade para enfrentar eventuais desafios financeiros sem comprometer seu orçamento.


Investir para o futuro:

Considere investir esse valor extra em opções que ofereçam retorno financeiro, como ações, títulos públicos, fundos de investimento ou até mesmo em um plano de previdência privada. 


Faça melhorias:

Se você está em dia com suas finanças e já possui uma reserva de emergência, pense em ações que te fariam bem, como reformas em sua casa, troca de móveis, investimentos em educação ou cursos que podem ampliar suas habilidades profissionais. 


A restituição do Imposto de Renda é uma excelente oportunidade para melhorar sua saúde financeira e realizar projetos pessoais, por isso, é importante pensar sobre as suas prioridades e objetivos, para tomar decisões alinhadas com sua situação financeira.


Gostou do conteúdo?

Compartilhe com aquela pessoa que também precisa saber e não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais:


Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: