Dicas de gestão financeira
A nova vida financeira de solteiro
Postado em 04/04/2019 às 09:50 por Itapeva Recuperação de Créditos.
A separação aconteceu e agora é você com você mesmo. Fato é que o orçamento que valia para os dois, não será a partir de agora metade só porque você está sozinho.
Cuidado com as dívidas. É neste momento que, sem planejamento, muitas pessoas acabam entrando em dívidas ou assumindo um orçamento maior do que era possível.
Na grande maioria dos casos, os gastos de uma pessoa solteira são maiores do que os de um casal. Quer exemplos? Já parou para pensar que alugar um imóvel de dois quartos é mais barato do que alugar dois imóveis de um quarto? Sabe aquele automóvel que você dividia com seu parceiro(a)? Dessa vez você precisará de um exclusivo para você se quiser continuar andando com seu carro próprio.
Enfim, são muitos os casos. A moradia é na maioria dos casos o principal custo no orçamento. Muitas pessoas que recém separam, acabam voltando para a casa dos pais como alternativa para salvar parte do orçamento. Em outros casos, acabam mudando de bairro para pagar um valor de aluguel menor. Caso você tenha filhos, é importante se atentar a logística com escola ou, se não possui a guarda, com o deslocamento para visita-lo e se manter próximo.
Em geral, moradia representa 20% a 30% do custo de vida de uma pessoa. Atente-se a este custo!
Cuidado com os gastos com lazer. Pessoas que ficam solteiras tendem a se aproximar ainda mais de grupos de amigos (o que é ótimo) e aumentar seus custos com lazer, como viagens, restaurantes e confraternizações. Estipule um novo orçamento para isso e organize-se. Lembre-se que outros custos passam a ser de sua responsabilidade também.
E assim terminamos mais uma série de vídeos da Itapeva, continue nos acompanhando! Até a próxima!