Dicas de gestão financeira

Saiba como é possível economizar dinheiro no seu dia a dia!

Postado em 20/09/2023 às 11:17 por Itapeva Recuperação de Créditos.

Economizar dinheiro é uma meta que muitos têm, seja para realizar sonhos, enfrentar imprevistos ou simplesmente garantir uma vida financeira mais estável. 


Às vezes, pode ser difícil entender como fazer isso na prática, por isso, a equipe Itapeva preparou algumas dicas para te ajudar a economizar e melhorar a sua saúde financeira!


Estabeleça um orçamento mensal

Criar um orçamento é o ponto de partida para economizar. Liste todas as suas despesas fixas e variáveis, como contas paralelas, alimentação e entretenimento. Isso ajuda a identificar onde seu dinheiro está indo e a encontrar áreas para economizar.


Evite compras por impulso

Compras impulsivas podem prejudicar suas economias. Antes de comprar algo, analise se é realmente necessário e espere alguns dias para ver se você ainda deseja o item. Isso evita gastos desnecessários.


Compare preços

Antes de fazer uma compra, pesquise e compare preços. Compras online facilitam essa comparação, mas também vale a pena comparar preços em lojas físicas para garantir o melhor negócio.


Use cupons e descontos

Aproveite cupons, promoções e descontos sempre que possível. Há diversos sites e aplicativos que oferecem cupons e códigos promocionais para uma variedade de produtos e serviços.


Prepare refeições em casa

Comer fora regularmente pode ser caro. Prepare refeições em casa e leve marmitas para o trabalho. Além de economizar, você terá mais controle sobre a qualidade e os ingredientes de suas refeições.


Reduza gastos com energia 

Pequenas mudanças, como desligar luzes quando não estão em uso e usar aparelhos de forma consciente, podem reduzir significativamente sua conta de energia elétrica.


Utilize transporte alternativo

Considere usar transporte público, caronas ou bicicleta em vez do carro. Isso não apenas economiza dinheiro em combustível, mas também é mais amigável com meio ambiente.


Venda o que não precisa

Desapegue de itens que você não usa mais. Vender roupas, eletrônicos e móveis pode render algum dinheiro extra e também liberar espaço em sua casa.


Crie uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é essencial para evitar sustos em momentos difíceis. Reserve uma quantia regularmente em uma conta separada para cobrir despesas inesperadas.


Negocie suas dívidas com a Itapeva!

Não tenha medo de negociar a sua dívida. Regularizar a sua situação evita que você gaste dinheiro com juros e multas, além de que com a Itapeva você ganha até 95% de desconto e parcelamento que cabe no seu orçamento. 


Economizar dinheiro não precisa de grandes sacrifícios, mas sim práticas consistentes e inteligentes. 


Comece hoje mesmo a implementar essas estratégias e passe a ter uma vida financeira mais equilibrada!


Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: