Dicas de gestão financeira

Sua dívida foi cedida? Entenda o que isso significa e como pode te afetar!

Postado em 24/05/2023 às 09:28 por Itapeva Recuperação de Créditos.

Imagine a seguinte situação: você fez uma compra em uma loja de roupas e não conseguiu pagar o valor que estava em aberto. No começo, essa loja entra em contato com você para cobrar o débito, mas depois de um tempo uma outra instituição começa a efetuar essa cobrança, alegando que sua dívida foi cedida. Pode até parecer estranho, mas a verdade é que isso é bem comum.


É exatamente isso que nós chamamos de cessão de crédito, um processo que nada mais é do que a venda dos créditos a uma instituição especializada em realizar uma negociação em busca da quitação desse débito. Ou seja, lembra aquela loja de roupas citada no exemplo acima? Sua dívida foi cedida por ela e agora você passa a negociar com a nova empresa - mas não se preocupe, esse processo é autorizado pela lei.


Se a sua dívida foi cedida, o que você deve fazer?


De acordo com a lei, você deve ser notificado sobre a venda da sua dívida. Além disso, é bem provável que você receba o contato da nova empresa dizendo que você tem um débito em aberto e sugerindo uma negociação. Nesse primeiro momento, o mais prudente é você acessar o site oficial dessa empresa e fazer uma pesquisa para confirmar se realmente seu nome consta no sistema. No caso da Itapeva, por exemplo, você pode fazer essa busca na nossa página inicial, utilizando somente o número do seu CPF. 


Se você estiver no banco de dados da empresa recuperadora, significa que o contato que recebeu não é fraudulento (mas lembre-se de negociar apenas através dos nossos canais oficiais, a fim de evitar golpes). Depois de consultar sua situação, o próximo passo é buscar um acordo que respeite a sua situação atual, de modo que não comprometa seu orçamento mensal.


Como você é afetado por ter uma dívida cedida?


A cessão de crédito pode até ser um processo ainda pouco conhecido pelo consumidor e, por isso, acaba gerando uma série de dúvidas. Mas você não precisa ficar preocupado, pois a empresa cedente só realiza esse procedimento com outras empresas que estão adequadas à legislação e que possuem idoneidade no mercado. Afinal, ambas as partes têm compromisso com a ética e zelam pela transparência e pelo reconhecimento.

 

Além disso, sua dívida é cedida para empresas especializadas nesse tipo de transação, como a Itapeva, o que significa que elas estão sujeitas a seguir normas e medidas para proteger a segurança das informações de cada cliente.


Portanto, ter a dívida cedida não quer dizer que você vai ser prejudicado. Na realidade, as recuperadoras de crédito podem oferecer condições diferenciadas para facilitar o pagamento das dívidas. Dessa forma, é bem provável que você consiga uma negociação vantajosa, com descontos e parcelamentos personalizados. No fim, descobrir que a sua dívida foi cedida pode ser uma grata surpresa para quem quer recuperar sua saúde financeira!

Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: